Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Expressões Artísticas

Paraty • Paraty

CIRANDA DE TARITUBA

Uma relíquia digna de preservação

A ciranda é uma dança centenária que mistura características europeias e danças circulares da cultura negra. Na Costa Verde, a preservação desta manifestação cultural é praticada em Tarituba, distrito de Paraty.

O grupo tem origem nos bailes populares incentivados pelo saudoso Mestre Chiquinho, que reuniam toda a comunidade de Tarituba para celebrar a boa pesca ou a boa colheita e, ao mesmo tempo, preservar esta pérola da cultura popular.

A Ciranda de Tarituba é um baile com várias danças: Xiba (ou Cateretê), Cana Verde, Arara, Caranguejo, Chapéu, Caboclo Velho, Flor do Mar, Tontinha e outras. Tudo acompanhado de versos e músicas executadas em violão, viola, cavaquinho, pandeiro e o “mancado”, uma caixa de madeira percutida com tamancos calçados nas mãos. O sapateado dos homens, com seus tamancos portugueses de madeira de laranjeira, é fundamental para marcar o compasso. Pela tradição, o bom dançarino era o que quebrava o tamanco. As moças rodam suas saias de chita, embaladas pelo ritmo contagiante e os versos cantados.

Por muitos anos o grupo manteve uma sede onde ensaiava com frequência. Infelizmente, perdeu-se o espaço e atualmente está cada vez mais difícil manter viva a tradição. Dirigido por Seu Pardinho e Simone Bulhões, o grupo conta com quase 50 pessoas cuja única opção é ensaiar nas ruas ou no pátio da escola, quando chove.

A Ciranda de Tarituba costuma se apresentar religiosamente na Festa de Santa Cruz de Tarituba, no primeiro fim de semana de maio. Para assistir ao grupo em outra ocasião, é necessário o agendamento, para que seja programado um local para a apresentação. Entre os trabalhos da Ciranda registrados destacam-se um minivinil gravado em agosto de 1976. Assim como o livro Vamos indo na ciranda (lançado em 2003 pela DP&A Editora), o qual vem acompanhado de um CD com músicas e um documentário de 20 minutos. Projeto este que foi uma das iniciativas de destaque do Prêmio Cultura Nota 10, da Secretaria de Estado de Cultura, em 2005. Tradições como esta merecem ser preservadas e enaltecidas por todos aqueles que prezam pela memória e o reconhecimento do valor deste inegável patrimônio imaterial de nossa cultura.

  • O ano todo (especialmente nas festas religiosas) / Agendar visita para ver ensaio
  • Gratuito (ensaio) / contratar apresentações (valor sob consulta)

Informações

Distrito de Tarituba – Paraty
(24) 99275-6656 (Seu Pardinho) / (24) 99212-8451 (Simone)
E-mail: cirandadetarituba@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ciranda.detarituba

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo