Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Outros Atrativos

Angra dos Reis • Ilha Grande

COMUNIDADE JAPONESA DA ILHA GRANDE

Culturas nipônica e caiçara em plena harmonia

Que a Ilha Grande ostenta muitos encantos e surpresas, todo mundo sabe. Mas poucos sabem que na primeira metade do século XX estabeleceram-se na região imigrantes japoneses que iniciaram a produção do dashikô (sardinha seca, salgada e defumada, muito usada como tempero), instalando diversas fábricas de sardinha e empregando tanto japoneses quanto moradores da região e arredores. Em área tranquila na face norte da ilha residem, até hoje, muitos japoneses e descendentes, convivendo em perfeita harmonia com os caiçaras e há décadas compartilhando costumes das duas culturas.

Dentre as famílias mais antigas destacam-se os Nakamashi, que mantinham na praia do Bananal uma indústria de sardinhas. Com a desativação em 1987 da fábrica, a família teve que imaginar a solução para aproveitamento do amplo imóvel. Kiyoshi Nakamashi e sua esposa Noriko tiveram a ideia de transformar a antiga fábrica em pousada. Kiyoshi, conhecido na ilha como “Preto”, aproveitou o apelido e deu à pousada o nome de Pousada do Preto, que acomoda 114 hóspedes em um ambiente simples e acolhedor, onde traços da cultura japonesa podem ser apreciados no belo jardim interno e nos painéis com fotos que contam a história da família.

A Pousada do Preto possui embarcação própria com dois horários de saída do cais no centro de Angra dos Reis.

Ainda na Enseada do Bananal, na praia do Matariz, existem os restos de uma antiga fábrica de sardinha. Caso restaurada, seria perfeito para a implantação de um espaço cultural. O projeto é um dos sonhos da carismática Amanda Hadama e de toda a comunidade. Ela, que é sobrinha do Preto, reside com a família na praia do Matariz e tem o maior prazer em difundir a cultura japonesa e seus costumes peculiares.

No belo cenário da praia do Bananal realizava-se anualmente o Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande, com apresentações gratuitas do melhor da cultura nipônica: música, dança, teatro, artes marciais, gastronomia, oficinas e exposições, entre outras atrações.

O festival com duração de três dias, fez muito sucesso até 2010 porém foi suspenso por falta de verba e aguarda em breve patrocínio para sua continuidade. Registros do evento podem ser vistos no site (www.ilhagrande.org.br).

Estamos todos torcendo para que a persistência dos japoneses vença os obstáculos e consiga angariar apoio para trazer de volta este grande evento que, acima de tudo, consagra a comunhão entre a comunidade nipônica e seus acolhedores vizinhos angrenses.

  • O dia todo até 23h/24h diariamente (Pousada do Preto)
  • Gratuito (festival e visita à comunidade) / sob consulta (hospedagem na Pousada do Preto) / barco para a Enseada do Bananal (para não hóspedes, deve-se alugar uma embarcação)
  • A barco • A pé
  • Binóculo • Capa de chuva • Casaco • Chapéu ou boné • Repelente • Roupa de banho • Tênis

Informações

Enseada do Bananal – Ilha Grande – Angra dos Reis (Comunidade Japonesa)
Praia do Bananal, s/n – Ilha Grande – Angra dos Reis (Pousada do Preto)
(24) 3365-4944 (Pousada do Preto)
Site: http://www.ilhagrande.org.br (Comunidade)
Site: http://www.pousadadopreto.com.br (Pousada)
E-mail: bananal@ilhagrande.org.br (Comunidade Japonesa)
E-mail: contato@pousadadopreto.com.br (Pousada do Preto)
Facebook: https://www.facebook.com/pousadadopreto

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo