Paraty • Paraty
ALAMBIQUE PARATIANA
Um rótulo que evoca a bebida, a cidade e a esposa
Paulo Eduardo Gama, mais conhecido como Casé, é nascido em família tradicionalmente ligada à produção de cachaça e doces caseiros. Dinâmico e empreendedor, ampliou os negócios e hoje é proprietário, além do Alambique Paratiana, de quatro lojas, uma no próprio alambique e três outras em pontos estratégicos do Centro Histórico.
Casé produzia anteriormente, em sociedade com o príncipe D. João de Orleans e Bragança, a cachaça Maré Alta. Depois, seguiu seu próprio caminho e lançou, em 1999, o rótulo Paratiana, que faz uma referência à cidade e uma homenagem especial à sua esposa Ana.
O Alambique fica em uma das mais belas regiões de Paraty, o Vale da Pedra Branca, bem próximo à cachoeira de mesmo nome, e recebe as pessoas de maneira acolhedora, para uma visita que mostra os processos de fabricação da bebida.
Das 30 marcas de cachaça registradas, apenas três são atualmente comercializadas: a Paratiana, a Mulatinha e a Labareda. Há também os diversos doces caseiros, feitos pela mãe de Casé, cuja marca registrada é Doces da Pequetita.
Essas delícias e muitas outras podem ser degustadas e adquiridas na loja do alambique ou nas três lojas da cidade: Armazém da Cachaça (esquina da Rua da Lapa com a Rua do Comércio), Empório da Cachaça (Rua Dr. Samuel Costa, 22) e Cana Caiana (Rua do Comércio, 100).
As três estão muito bem instaladas, com decoração charmosa e enormes prateleiras lotadas de cachaças de várias procedências, além de cervejas artesanais, licores, pimentas, doces caseiros e até tabacaria, entre outros produtos. Cada loja tem um algo a mais a oferecer e em uma delas, a Empório da Cachaça, está sendo montado no andar superior o Museu da Cachaça, com mais de 5.000 rótulos de todo o Brasil. Parte do acervo já está exposto de maneira ordenada por tema, e pode ser visitado.
A famosa Paratiana, que tem o selo do Inmetro (Selo de Indicação Geográfica) e já ganhou diversos prêmios, é engarrafada em tamanhos diferentes, nas versões Ouro (envelhecida em barris de carvalho), Prata Branquinha (barris de jequitibá), a Caramelada e a Gabriela. A produção é de 65 mil litros por safra, e apenas a melhor parte destilada, conhecida como “coração”, é aproveitada. Em breve será lançada mais uma nova marca de cachaça, armazenada em barril de amburana, que corta a acidez da bebida deixando-a mais doce.
O Alambique Paratiana tem muito a oferecer aos visitantes, além de contribuir com a divulgação não apenas desta tradicional e histórica bebida, como de muitos outros produtos caseiros da região.
- 10h às 17h - 2ª a sábado / 10h às 16h - domingo
- a partir de R$ 7,00 (miniatura)
- Carro • Ônibus • Van
- Chapéu ou boné • Repelente • Roupa de banho • Tênis
Informações
Ponte Branca – Paraty
(24) 3371-9620
Site: http://www.cachacaparatiana.com.br
E-mail: alambiqueparatiana@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Alambique-Cachaça-Paratiana/790929347599517
Facebook: https://www.facebook.com/alambiquelojaparatiana
Outras opções de busca:
Busca por palavra:
Busca por tipo de atrativo:
- Artesanato & Produtos Típicos
- Cafés, Bares & Restaurantes Temáticos
- Espaços Culturais
- Expressões Artísticas
- Outros Atrativos
- Personagens Cativantes
Busca por município:
- Angra dos Reis:
Angra dos Reis, Bracuí, Jacuecanga, Ilha Grande - Itaguaí:
Itaguaí - Mangaratiba:
Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Marambaia, Serra do Piloto - Paraty:
Paraty, Paraty-Mirim, Tarituba, Trindade
Busca por distrito:
- Angra dos Reis
- Bracuí
- Jacuecanga
- Ilha Grande
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Conceição de Jacareí
- Itacuruçá
- Marambaia
- Serra do Piloto
- Paraty
- Paraty-Mirim
- Tarituba
- Trindade