Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Expressões Artísticas

Paraty • Paraty

ATELIER DO DALCIR

Um mestre na arte de moldar e dar vida à cerâmica

Nascido em Paraty, Dalcir Ramiro se apaixonou pela argila quando tinha seus vinte anos e aprendeu, com antigas paneleiras, o processo indígena de trabalhar a matéria-prima, manipular a forma e queimar a cerâmica. Atualmente consagrado como talentoso escultor, desenvolve técnicas próprias, mas seu trabalho encerra, em sua essência, a mesma simplicidade de quando foi apresentado ao universo do barro queimado.

Dalcir também é organizador do “Encontro de Ceramistas de Paraty”, evento que durante quatro dias oferece oficinas, palestras, exposições e apresentações, recebendo como convidados grandes mestres ceramistas do mundo inteiro. Um fato marcante é que em todas as edições do Encontro é feita uma criação coletiva com todos os artistas ceramistas para construírem em conjunto uma obra e doá-la à cidade. Além disso, na época da Flip, Dalcir convida um artista nacional e um estrangeiro, que permanecem em Paraty durante um mês e dão cursos gratuitamente para a comunidade.

Em seu amplo ateliê, é possível apreciar obras de diversas técnicas e fases distintas. São peças com a aplicação japonesa do rakú (que deixa a cerâmica craquelada), móbiles imensos que quando vistos de longe adquirem outras formas, e esculturas gigantes com silhuetas femininas que se dividem e se complementam em harmonia, entre outras criações.

Há cerca de um ano Dalcir vem experimentando trabalhar também com o ferro, e algumas das esculturas desta sua nova fase já podem ser apreciadas no ateliê.

Nesses 40 anos, ele coleciona histórias curiosas, como a de uma escultura de mais de dois metros de altura intitulada “Cunhã”, que ele não vende por dinheiro algum. Certa vez, um americano pediu-lhe que fizesse uma réplica miniaturizada da escultura, de apenas 20 centímetros, pois esse era o tamanho das peças que compunham sua coleção. Em outra ocasião, um italiano se encantou com a mesma peça, e após muita insistência, Dalcir acabou por aceitar a proposta de ir a Milão e lá fazer uma cópia de sua Cunhã para o admirador.

O ateliê que ele divide com a esposa – a também ceramista Luciana Marcílio – acha-se aberto à visitação e também a cursos para crianças e adultos. A simples oportunidade de tocar o barro cru pode bem despertar o artista que há em cada um de nós.

  • 9h às 12h e de 15h às 20h - diariamente
  • sob consulta
  • A pé
  • Tênis

Informações

Rua Santa Rita, 65 – Centro Histórico – Paraty
(24) 3371-1214
E-mail: luci.zo@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/dalcir.ramiro

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo