Paraty • Paraty
BODEGA DO POETA
Alquimia gastronômica em ambiente acolhedor
Longe do agito das ruas mais movimentadas do Centro Histórico, o bar e restaurante Bodega do Poeta tem uma legião de fiéis clientes, sendo também ponto de encontro de todo tipo de artista paratiense, além dos visitantes da cidade.
O casal de proprietários Rosana e Danilo é quem faz as honras da casa. Ele, como bom mineiro, adora conversar e ver que estejam todos à vontade. Rosana, mato-grossense-do-sul, é a fada cozinheira! Ela usa seu amor pela culinária como se fosse um tempero mágico, que conquista até os mais exigentes paladares, e essa alquimia gastronômica pode ser acompanhada através do grande vidro que separa o salão principal da cozinha.
Desde que abriram a casa em 2010, vêm conquistando muitos fãs e a fidelização da clientela. A taxa de retorno ao lugar é impressionante: “Se a pessoa permanecer em Paraty cinco dias, vem aqui nos cinco dias”, relata Rosana. Na ocasião dos grandes eventos, como a Flip, eles acabam atendendo as mesmas pessoas, que retornam sempre.
A culinária, simples e bem feita, procura agradar à diversidade de paladares e conquistar o cliente também pelos olhos, tal o capricho na apresentação dos pratos. Entre as maravilhas destaca-se a moqueca de palmito com farofa de banana, criada especialmente para os vegetarianos. Os pratos com pescado e frutos do mar são os mais pedidos e o vermelho servido inteiro, sem espinha, é um colosso! O cardápio também oferece pratos com carne, massas caseiras, saladas e entradinhas.
Sobre a qualidade da comida, são frequentes os relatos, como o do cliente desejoso de dar um abraço em Rosana e agradecer “por ter comido uma divina moqueca de frutos do mar!”. Outra vez, uma criança bateu no vidro de onde se vê a cozinha e disse: “Tia, meu macarrão ‘tava’ uma delícia!”, e a mãe contou que “nunca o viu comer um prato até o fim!”. São estes pequenos gestos as maiores motivações para Rosana e Danilo.
A boa música de fundo – no volume ideal para não atrapalhar a conversa – é também outro ponto forte do restaurante. Em algumas noites são feitas apresentações ao vivo. As capas dos cardápios são mosaicos de fotos de grandes nomes das artes. Em cada exemplar, um tema diferente: escritores, músicos, pintores… Acaba sendo um bom passatempo pôr à prova a cultura geral e reconhecer os artistas neste teste descontraído.
Quanto às bebidas, além das cervejas são oferecidos vários drinques, sendo o mais pedido o Sergeant Pepper, feito de tangerina, gengibre, pimenta dedo-de-moça e cachaça envelhecida. O sabor picante surpreende e o drinque ganhou o primeiro lugar no concurso do Festival da Cachaça de 2001.
Se a noite estiver estrelada, experimente sentar do lado de fora à luz de vela, onde as pitangueiras saltam por cima do muro, criando um cenário extremamente bucólico. A Bodega do Poeta, com sua culinária, ambiente e encantos, certamente vai mexer com todos os seus sentidos!
- 17h até o último cliente de 2ª a 5ª / 12h às 24h de 6ª a domingo (às vezes, folga nas 3ª)
- preços variados
- A pé
- Tênis
Informações
(24) 3371-7447
Site: http://www.bodegadopoeta.com.br
E-mail: bodegadopoeta@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/bodega.dopoeta
Outras opções de busca:
Busca por palavra:
Busca por tipo de atrativo:
- Artesanato & Produtos Típicos
- Cafés, Bares & Restaurantes Temáticos
- Espaços Culturais
- Expressões Artísticas
- Outros Atrativos
- Personagens Cativantes
Busca por município:
- Angra dos Reis:
Angra dos Reis, Bracuí, Jacuecanga, Ilha Grande - Itaguaí:
Itaguaí - Mangaratiba:
Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Marambaia, Serra do Piloto - Paraty:
Paraty, Paraty-Mirim, Tarituba, Trindade
Busca por distrito:
- Angra dos Reis
- Bracuí
- Jacuecanga
- Ilha Grande
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Conceição de Jacareí
- Itacuruçá
- Marambaia
- Serra do Piloto
- Paraty
- Paraty-Mirim
- Tarituba
- Trindade