Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Artesanato & Produtos Típicos

Paraty • Paraty

BORDADOS POÉTICOS

Figuras alinhavadas com arte e poesia

A arte milenar do bordado à mão é a grande estrela desta proposta idealizada pela praticante Nina Silva, que conquistou a cidade e uma legião de admiradores.

O lançamento em 2011 do Concurso Bordados Poéticos foi o estopim. A cada ano um tema é escolhido: em 2011 foi Poetas de Paraty, em 2012 Cantigas Populares, em 2013 Obras dos Artistas Plásticos de Paraty e em 2014, a Memória Afetiva de locais da cidade vista pelo olhar de fotógrafos.

Os trabalhos são selecionados por um grupo de jurados que indica os três primeiros lugares. Quem vê os criativos bordados fica impressionado com tamanha habilidade e beleza. Todos os trabalhos participam de uma exposição na qual, através de voto, o público escolhe o quarto lugar a ser premiado.

O animado grupo compõe-se atualmente de 12 bordadeiras com idades variando entre 27 e 70 anos, as quais realizam encontros itinerantes todos os sábados, quando são feitas leituras de textos, debates sobre os temas e, é claro, bordados.

Cada vez mais novas pessoas se juntam ao grupo. Quem não sabe bordar recebe aulas, bastando ir aos encontros, carinhosamente denominados de Conversas Bordadas.

Experimentalmente, foi feita uma tiragem de 100 exemplares de um Calendário 2014 com 12 fotos dos melhores trabalhos. Foram todos vendidos em dois dias e já está em preparo o Calendário 2015. O grupo também edita grandes livros artesanais, cuja capa e interior são os próprios bordados. É fascinante virar cada página e se deparar com a destreza através da qual o trabalho de linhas e agulhas deixa ali sua mensagem.

  • Agendar visitas
  • Gratuito (encontros)
  • A pé • Carro

Informações

Agendar visitas por e-mail
Site: http://www.bordadospoeticos.wordpress.com
E-mail: bordadospoeticos@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/bordadospoeticos

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo