Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Expressões Artísticas

Mangaratiba • Serra do Piloto

FOLIA DE REIS 3 REIS DO ORIENTE

Tradição enraizada na cidade de São João Marcos

Heidi Costa

Herança de família, a tradição do grupo de folia de reis vem sendo passada ao longo de quatro gerações desde os bisavós, que viviam na extinta cidade de São João Marcos.

Mestre Geraldo é o mais velho e lidera o grupo Folia de Reis 3 Reis do Oriente, sendo acompanhado por cerca de doze familiares com idades entre 16 e 75 anos, entre os quais seu filho Melchior – nascido em 6 de janeiro, dia de Reis – e ainda o primo Gaspar, cujo irmão Baltazar veio a falecer.

Todos os integrantes tocam viola, violão, cavaquinho, sanfona de oito baixos, percussão, bumbo, caixa e tarol. Mestre Geraldo e seu filho Melchior, que é o contramestre, além de tocar cantam. Os ritmos são os tradicionais, aprendidos com o avô. As trovas são compostas por eles e a ocasião e o local trazem a inspiração para as técnicas do improviso, como fazem os repentistas. Também faz parte do grupo a figura folclórica do Palhaço, representada por Virgulino e cuja máscara ele próprio fez. Uma das bandeiras traz a imagem do presépio e a outra a dos três reis do oriente, os três Reis Magos.

O grupo preserva esta tradição cultural há décadas e faz questão de ensinar o enredo completo às novas gerações. Seus integrantes lembram que antigamente a folia saía em jornadas que duravam dois a três dias. Os mesmos hoje costumam se apresentar na tradicional festa do Dia de Reis, nos encontros de folia pela região e também no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, lugar especial para reviver e honrar a memória de antepassados.

  • Agendar visitas e/ou apresentações
  • Carro • Ônibus

Informações

(21) 99358-8115 (Mestre Geraldo e/ou o filho Melchior)
vídeo do grupo no YouTube

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo