Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Expressões Artísticas

Angra dos Reis • Angra dos Reis

GRUPO SENZALA DE CAPOEIRA

Honrando suas cordas-vermelhas

O respeitado Grupo Senzala fez história, formando muitos mestres renomados que difundem a capoeira para além das fronteiras nacionais. Tudo começou em 1963 no bairro de Laranjeiras na zona sul do Rio de Janeiro, onde os irmãos Paulo Flores, Rafael Flores e Gilberto Flores treinavam com uma turma, que só fez crescer. O Grupo criou um estilo próprio de capoeira moderna o qual influenciou gerações. Uma de suas características era adotar a corda vermelha para os mestres (tiveram 34 cordas-vermelhas durante sua trajetória). Entre as feras da capoeira destaca-se Mestre Peixinho, ingressado no Grupo Senzala em 1965 e que se tornou referência mundial.

Segundo dizem, Mestre Peixinho foi um dos responsáveis pela profissionalização da capoeira. Em 1974 passou a se dedicar exclusivamente à capoeira, e na ocasião inaugurou sua academia da modalidade em Copacabana, à Travessa Angrense, dando oportunidade a muitos jovens que estavam sem perspectiva de futuro, oferecendo inclusive aulas gratuitas. Criou o Centro Cultural Senzala de Capoeira imprimindo uma identidade própria dentro do grupo Senzala. O saudoso Mestre Peixinho, falecido em 2011, formou muitos mestres e professores com seu método sério e exigente.

Todos dão continuidade a seu trabalho com a mesma paixão e seriedade, e muitos alunos abriram filiais do Senzala Capoeira em outras cidades e até fora do país.

Um dos 34 cordas-vermelhas formados no Grupo com Mestre Peixinho é o Mestre Abutre, também responsável pelo Grupo Senzala de Capoeira em Angra dos Reis e o qual dá aulas há 30 anos. Seguindo os preceitos do seu mestre, vem exercendo um excelente trabalho com suas aulas em comunidades e na Casa Larangeiras. Os ensinamentos também incluem a parte teórica, com abordagem da história da capoeira e da cultura afro, além
de aulas de percussão.

Mestre Abutre, que também é Conselheiro de Cultura Popular e Folclore, é muito engajado e possui um talento especial para composições musicais. Já foi entrevistado pelo apresentador Jô Soares (no SBT). Articula o movimento “Os Senz-Aliados” realizando palestras de cidadania e cultura afro, além das animadas rodas de capoeira. Na semana da Consciência Negra (em novembro) organiza um encontro com apresentações de jongo, capoeira, candomblé, etc. Outro evento de destaque é o Capoeirangra (em agosto), que reúne os bambas em rodas de capoeira e atrai praticantes, simpatizantes e turistas até a Praça Zumbi dos Palmares. Pode-se agendar visitas para acompanhar ensaios, encontros, aulas e palestras.

  • Agendar visitas para ver os ensaios
  • aulas gratuitas
  • A pé
  • Tênis

Informações

(24) 99964-2515 / (24) 99955-7828

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo