Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Espaços Culturais

Mangaratiba • Itacuruçá

INSTITUTO BOTO CINZA – IBC

Abraçando louváveis causas

Desde 1986 são proibidas a pesca, caça, perseguição ou captura de cetáceos nas águas brasileiras. O IBC é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 2009 para alavancar as ações do Projeto Boto Cinza. É um trabalho digno de aplausos, não somente pela preservação do boto cinza e do ecossistema marinho, como também pelas inúmeras atividades socioambientais que beneficiam as comunidades da região de Mangaratiba e arredores.

Mesmo antes de se oficializar como ONG, o então Projeto Boto Cinza conseguiu em 2001 o apoio da iniciativa privada e passou também a envolver a população em suas ações através de atividades gratuitas, como a capacitação de professores, palestras em escolas e nas comunidades pesqueiras, atividades lúdicas de caráter educativo, exposições e eventos ambientais.

A sede do Instituto em Itacuruçá é um espaço maravilhoso para visitação e para participar das atividades oferecidas: biblioteca, sala multimídia, espaço infantil e um incrível museu.

O local também oferece alojamento gratuito por prazos de um a seis meses para profissionais e estudantes – do Brasil e do exterior – desenvolverem seus estudos na área de biologia e afins. Ademais, o IBC realiza junto à comunidade oficinas de horta vertical, compostagem, reaproveitamento de material reciclável, seções de filmes com a temática ambiental e outras ações de relevo.

O museu é um atrativo à parte. Esqueletos, painéis fotográficos com importantes informações, mapas ilustrados, curiosidades sobre os cetáceos e totens multimídia onde é possível escutar os sons dos golfinhos e das baleias, são algumas das formas disponibilizadas para aprender muito sobre estes fantásticos animais e a riqueza do ecossistema marinho do litoral fluminense.

Segundo pesquisas, a Baía de Sepetiba tem ali uma das maiores populações deste tipo de golfinho, sendo que grupos com mais de 300 podem ser vistos com frequência. Mesmo protegida por legislação federal, a espécie está ameaçada de extinção e em 2012 foi aprovada uma lei que tornou o boto cinza patrimônio natural do município de Mangaratiba. Uma das ações do atual projeto do IBC, o Abrace o Boto Cinza, é relacionada ao turismo de base comunitária, que consiste na capacitação de pescadores da região com aulas práticas e teóricas, além de carteira especial para habilitação de embarcações que levam grupos de turistas e observar os botos em seu habitat natural.

O Instituto Boto Cinza é um atrativo que merece todo o prestígio e certamente o visitante, além de aprender muito sobre o ecossistema, desejará abraçar a causa do simpático animal.

  • 10h às 17h - 2ª a sábado
  • gratuito
  • A pé • Carro
  • Chapéu ou boné • Tênis

Informações

Rua Gastão de Carvalho, lote 2, quadra 4
Itacuruçá – Mangaratiba
(21) 7858-5072 – ID 83*11430
Site: http://www.institutobotocinza.org
E-mail: ibc@institutobotocinza.org
para agendar visitas de grupos: turismo@institutobotocinza.org
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoBotoCinza

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo