Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Outros Atrativos

Itaguaí • Itaguaí

KAZUHIRO ISSOBE

Um entusiasta da cultura e dos valores japoneses

Kazuhiro é descendente de integrantes da colônia japonesa que chegou a Itaguaí em 1939. A atividade básica era a agricultura, sendo que goiabas, tomates, morangos e verduras se espalharam pela terra fértil da região. A dificuldade com o idioma não foi empecilho para a vida desses pioneiros. A tranquilidade local e a acolhida dos brasileiros possibilitou a expansão dos negócios. Atualmente, os remanescentes da colônia japonesa residem e são agricultores em pequenas propriedades em Piranema, bairro de Itaguaí.

Kazuhiro foi morar no Japão e lá ficou por oito anos. Ao retornar, percebeu que os yonsei, quarta geração dos japoneses na região, não conheciam o passado, a história e os costumes de seu povo. Resolveu então organizar um resgate cultural, ressaltando neste trabalho voluntário o idioma, a escrita e a cultura. O Curso Shin Itaguaí funciona na Rua São Francisco, 72, no bairro Califórnia, e é aberto a todos.

Ele participa ativamente do concurso anual Miss Nikkey, promovido pela Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, polo responsável pelas colônias japonesas no Rio de Janeiro e que ocorre no último final de semana de maio, entrando em contato com as famílias japonesas de Itaguaí, assessorando as concorrentes e acompanhando seu ingresso e desfile na competição.

Kazuhiro dedica seu conhecimento à orientação dos alunos de escolas municipais divulgando a dança bonodori, a técnica de origami e a cessão de roupas típicas para os eventos escolares. Ele esclarece que a colônia japonesa diminuiu muito com a fragmentação e o êxodo dos descendentes, que buscaram melhores condições de trabalho tanto no país de origem quanto em outras paragens. Boa parte dos nikkeys trabalha atualmente no comércio da cidade, alguns tornaram-se profissionais liberais e outros são empresários.

A reativação do Itaguaí Bunka Clube fundado pelos primeiros imigrantes, hoje localizado em Piranema, será um grande passo para a integração das culturas japonesa e brasileira, lembrando tempos em que na antiga sede jogava-se o gateball, uma derivação do beisebol americano que é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Japão e que se espalhou pelas colônias japonesas da América do Sul.

  • Agendar visitas
  • A pé • Carro • Ônibus

Informações

Rua N. Sra. da Glória, quadra 10, lote 3B, bairro Mont Serrat – Itaguaí
(21) 7890-1651 / (21) 98606-3100
E-mail: issobe21@msn.com

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo