Angra dos Reis • Ilha Grande
PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE – PEIG
Equilíbrio entre o homem e o meio ambiente
A paradisíaca Ilha Grande é a maior ilha costeira da região sudeste, com 193 km 2 de extensão e repleta de belezas naturais, mais de 100 praias e uma rica flora e fauna. Criado em 1971 para garantir sua preservação e estimular o turismo, o PEIG é uma extensa área pública protegida por lei e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, possuindo uma sede administrativa na Vila do Abraão.
Ações como operações de fiscalização, regulamento de conduta de visitantes e outras ligadas à sua proteção são realizadas com o intuito de manter uma convivência pacífica entre o homem e o meio ambiente. Uma enorme maquete da Ilha Grande e a distribuição de folhetos são recursos para orientar os visitantes. Na alta temporada realizam-se uma vez por semana as Conversas de Verão, havendo um morador que conta histórias e causos da lendária ilha. Visitas monitoradas com guias podem ser agendadas pelos visitantes e costumam ocorrer gratuitamente às terças e quintas-feiras.
A visitação ao Parque é gratuita e a caminhada mais leve se inicia no canto esquerdo da Vila do Abraão, onde uma trilha pode ser realizada sem a necessidade de guia.
Conhecido como Circuito do Abraão, o passeio demora de uma a duas horas e passa por praias, rios, uma cachoeira e o Poção, onde é possível dar um mergulho refrescante, bem como através de pontes e relíquias patrimoniais, como as ruínas do lazareto construído em 1886 para abrigar em quarentena os viajantes e imigrantes vindos de países assolados pela cólera.
Seguindo pela trilha é possível avistar o imponente aqueduto de 125 metros de extensão construído em 1889 com grandes pedras aglutinadas com óleo de baleia, o qual abastecia o lazareto com as águas puras do córrego do Abraão. Posteriormente em 1893, o lazareto foi transformado em presídio para receber os rebelados da Revolta da Armada e assim funcionou até 1913, quando foi desativado.
Bifurcações bem sinalizadas em determinados pontos da trilha levam a outros pontos de interesse, porém tais caminhos são mais rebuscados e não é aconselhável seguir por conta própria, sem a companhia de um guia.
O PEIG possui dias e horários certos para visitação e vale ficar de olho nas dicas do que levar, para tornar a sua experiência ainda mais prazerosa.
Aproveite o ar puro, os sons da natureza e com sorte haverá o privilégio de cruzar com o animal símbolo do Parque, o macaco bugio, uma espécie ameaçada de extinção e cujos gritos altíssimos se ouvem a longa distância.
Lembre-se de nada levar além da máquina fotográfica, nem deixar lixo algum durante seu trajeto, contribuindo assim para a preservação deste fascinante paraíso natural.
- 8h às 17h - 2ª a 6ª (na sede) / finais de semana (em campo)
- Gratuito
- A barco • A pé
- Binóculo • Chapéu ou boné • Lanche e água • Repelente • Roupa de banho • Tênis
Informações
(24) 3361-5540 / (24) 3361-5800
Site: http://www.inea.rj.gov.br (biodiversidade e áreas protegidas)
E-mail: falecompeig@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Parque-Estadual-da-Ilha-Grande/278015802756
Outras opções de busca:
Busca por palavra:
Busca por tipo de atrativo:
- Artesanato & Produtos Típicos
- Cafés, Bares & Restaurantes Temáticos
- Espaços Culturais
- Expressões Artísticas
- Outros Atrativos
- Personagens Cativantes
Busca por município:
- Angra dos Reis:
Angra dos Reis, Bracuí, Jacuecanga, Ilha Grande - Itaguaí:
Itaguaí - Mangaratiba:
Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Marambaia, Serra do Piloto - Paraty:
Paraty, Paraty-Mirim, Tarituba, Trindade
Busca por distrito:
- Angra dos Reis
- Bracuí
- Jacuecanga
- Ilha Grande
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Conceição de Jacareí
- Itacuruçá
- Marambaia
- Serra do Piloto
- Paraty
- Paraty-Mirim
- Tarituba
- Trindade