Paraty • Paraty
PARQUE TEMÁTICO MINI ESTRADA REAL
Uma viagem à época do Ciclo do Ouro
Inaugurado em 2010, o Parque exibe uma coleção de réplicas em miniatura de prédios e monumentos existentes nas várias cidades que tiveram importância durante o Ciclo do Ouro, compondo o trajeto da chamada Estrada Real, entre Paraty e Ouro Preto.
Os responsáveis por esta encantadora obra são o artesão Marcelo Castanheira, o qual elabora as construções e monumentos, e sua mãe D. Maria Selma, que produz todas as telhas e bonequinhos que povoam as maquetes. Ambos contam atualmente com dois jovens ajudantes e um jardineiro, o qual mantém o exuberante paisagismo do lugar.
Logo na entrada, um enorme mapa da Estrada Real é o ponto de partida para embarcar numa viagem guiada que percorre 30 miniaturas cercadas de rios, lagos, cachoeiras, jardins e pedras que figuram como verdadeiras montanhas quando comparadas às réplicas históricas nas escalas 1/18 e 1/20, todas ricas em trabalhosos detalhes, a ponto de uma das igrejas, por exemplo, ter levado quase seis meses para ficar pronta.
Todas as construções são feitas em fibra de vidro e pintadas com tinta látex, e os pormenores são trabalhados com resina epóxi. Para representar elementos de pedras e entalhes, utiliza-se a pedra-sabão. As telhas são feitas de argila queimada a mais de 900 graus durante 24 horas, praticamente o mesmo processo para fazer uma telha comum. Algumas peças, como o chafariz, possuem um mecanismo para jorrar água de suas carrancas, dando ainda mais realidade à réplica em miniatura.
A visita guiada leva aproximadamente 40 minutos e ao longo da mesma são contadas histórias e interessantes relatos sobre os costumes da época. Marcelo lembra que quando o simpático D. Joãozinho de Orleans e Bragança, trineto de nosso último imperador, visitou o Parque e viu a réplica de uma Fonte existente em Caxambu, comentou: “É por causa dessa fonte que eu estou aqui!”, fazendo referência à época em que a Princesa Isabel não conseguia engravidar e após fazer tratamento com a água da fonte, se curou de uma anemia e pôde dar início à gestação.
O parque impressiona pela riqueza de detalhes e agrada os visitantes de todas as idades. A meta de Marcelo é ampliar o Parque para que o trajeto chegue até Diamantina. Até já reservou uma área, mas ainda precisa de apoio e patrocínio para iniciar as miniaturas.
O local conta com uma lojinha e cafeteria para pequenos lanches e adquirir, entre outras lembranças, livros sobre a Estrada Real.
No meio de todas as minicidades, passeando livre pelos jardins, o visitante encontrará também um personagem “gigante” e vivo: uma esperta garça que, como não poderia deixar de ser, é uma garça-real.
- 9h às 17h - diariamente (horário de verão: 9h às 18:30h)
- R$ 14,00 (inteira) / R$ 7,00 (meia) / gratuito (crianças até 5 anos)
- Carro • Ônibus
- Chapéu ou boné • Tênis
Informações
(21) 3371-9763
Site: http://www.miniestradareal.com.br
E-mail: administracao@miniestradareal.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mini-Estrada-Real/238710589543545
Outras opções de busca:
Busca por palavra:
Busca por tipo de atrativo:
- Artesanato & Produtos Típicos
- Cafés, Bares & Restaurantes Temáticos
- Espaços Culturais
- Expressões Artísticas
- Outros Atrativos
- Personagens Cativantes
Busca por município:
- Angra dos Reis:
Angra dos Reis, Bracuí, Jacuecanga, Ilha Grande - Itaguaí:
Itaguaí - Mangaratiba:
Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Marambaia, Serra do Piloto - Paraty:
Paraty, Paraty-Mirim, Tarituba, Trindade
Busca por distrito:
- Angra dos Reis
- Bracuí
- Jacuecanga
- Ilha Grande
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Conceição de Jacareí
- Itacuruçá
- Marambaia
- Serra do Piloto
- Paraty
- Paraty-Mirim
- Tarituba
- Trindade