Paraty • Paraty
PEDRA BRANCA CACHAÇA DE PARATY
Tradição e tecnologia em meio a um cenário exuberante
Num cenário de extrema beleza, em meio ao verde da Mata Atlântica e das belíssimas montanhas do Vale da Pedra Branca, se encontra o Sítio Pedra Branca, onde desde 2009 são fabricados a famosa cachaça e outros produtos típicos.
O fascínio que o engenheiro e produtor Lucio Gama Freire tem pela fabricação da cachaça o levou a se dedicar exclusivamente à atividade, que antes era apenas um hobby. Depois de fazer cursos de capacitação no Sebrae e parcerias com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e outros apoiadores, iniciou um experimento plantando sete tipos de cana-de-açúcar diferentes, para definir qual delas possuiria a maior adaptação ao solo e as melhores características para gerar qualidade e produtividade.
Sempre investindo em novas tecnologias porém mantendo o processo tradicional de fabricação, ele explica na visita guiada, o processo de fabricação e as técnicas para manter a qualidade do produto, bem como os cuidados com o meio ambiente.
Até 2013 a safra anual era de 20.000 litros, havendo atualmente a meta de aumentar este volume. Os produtos finais variam entre a cachaça Ouro, amarelada e armazenada em tonéis de carvalho, a Prata, branquinha e armazenada em tonéis de amendoim, a Caramelada, feita de cachaça pura composta com melado de cana e gengibre, e a Gabriela, com a purinha composta com melado, cravo da índia e canela em casca.
A cachaça Pedra Branca está entre o seleto grupo de meia dúzia de produtores de Paraty que possuem o selo do Inmetro, cujo grau de exigência supera a de outros selos existentes. O reconhecimento como produto de qualidade também é comprovado pelos vários prêmios em concursos, a exemplo de uma degustação às cegas realizada em 2011 em São Paulo, na qual sua Ouro Envelhecida conquistou o primeiro lugar e a sua Prata Branquinha ficou em terceiro.
Além das aguardentes, também é ali fabricado o melado natural da cana, rapadura, açúcar mascavo, mel, goiabada, bananada e muitos doces caseiros, como o doce de leite puro ou com chocolate e os de frutas da época, como morango, jaca, goiaba e coco. Não bastasse tanto, há também pimenta, alguns temperos e geleias, das quais fazem sucesso as de pimenta e de tomate seco.
Um passeio até o sítio, que pode ser realizado em vans ou jipes de turismo, certamente encantará pelas belezas naturais do local e pelo belo trabalho da equipe, que tem o maior orgulho em oferecer seus produtos de qualidade comprovada.
Para aproveitar e esticar o passeio, seguindo por mais poucos quilômetros chega-se à entrada da trilha que leva à cachoeira da Pedra Branca e suas cascatas e piscinas naturais de água pura e gelada, tendo como companhia inquietos saguis habitantes da mata. Uma excelente opção para um dia de calor e degustação da também excelente cachaça!
- 9h às 17h de 2ª a sábado / 9h às 15h domingo
- a partir de R$ 6,00 (miniatura)
- Carro • Ônibus • Van
- Chapéu ou boné • Repelente • Roupa de banho • Tênis
Informações
(24) 7835-4065 – ID 83* 34188 (Lucio)
(24) 7813-2247 – ID 96*55180 (Maria Rita)
Site: http://www.cachacapedrabranca.com
E-mail: contato@cachacapedrabranca.com
Facebook: https://www.facebook.com/cachaca.pedrabranca
Outras opções de busca:
Busca por palavra:
Busca por tipo de atrativo:
- Artesanato & Produtos Típicos
- Cafés, Bares & Restaurantes Temáticos
- Espaços Culturais
- Expressões Artísticas
- Outros Atrativos
- Personagens Cativantes
Busca por município:
- Angra dos Reis:
Angra dos Reis, Bracuí, Jacuecanga, Ilha Grande - Itaguaí:
Itaguaí - Mangaratiba:
Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Itacuruçá, Marambaia, Serra do Piloto - Paraty:
Paraty, Paraty-Mirim, Tarituba, Trindade
Busca por distrito:
- Angra dos Reis
- Bracuí
- Jacuecanga
- Ilha Grande
- Itaguaí
- Mangaratiba
- Conceição de Jacareí
- Itacuruçá
- Marambaia
- Serra do Piloto
- Paraty
- Paraty-Mirim
- Tarituba
- Trindade