Ministério da Cultura e Ampla apresentam:

Guia Cultural da Costa Verde

Espaços Culturais

Paraty • Paraty

TEATRO DE BONECOS DE PARATY

Talento e técnica em espetáculos que emocionam

Luciana Serra

Há mais de 40 anos aclamado pelo público e pela crítica, o Grupo Contadores de Estórias construiu uma carreira fascinante que arrebata corações por onde passa. O Grupo foi fundado em 1971 por Marcos e Rachel Ribas, quando moravam em Nova Iorque. Marcos sempre teve vocação para o teatro e a dança, e Rachel, o talento e a sensibilidade para as artes plásticas. Juntos, criaram um trabalho consistente e em permanente evolução. Entre idas e vindas ao Brasil e outros países, desenvolveram várias técnicas e criaram muitos espetáculos de sucesso, tanto para o público adulto quanto para o infantil.

Em 1981, decidiram morar em Paraty para ficar longe dos grandes centros urbanos. Alojados no Centro Histórico, continuaram recebendo convites e se apresentando mundo afora. Em 1985, já com muitos prêmios conquistados, adquiriram um casarão em Paraty para instalar o Teatro Espaço. Toda a trajetória do casal pode ser vista no site oficial e no livro “A Grandeza do Mundo em Pequenas Expressões”, lançado em comemoração aos 40 anos de existência do Grupo.

O teatro comporta uma plateia com cem lugares e desde sua inauguração acolhe espetáculos de outros artistas, assim como apresentações permanentes da trupe da casa, sempre às quartas-feiras e sábados, atraindo turistas que já ouviram falar do teatro de bonecos de Paraty como programa diferente e imperdível. E assim realmente é!

São muitas as técnicas já experimentadas pelo Grupo, a exemplo de bonecos gigantes e bonecos minúsculos, os atores que atuam e dançam com os bonecos, ou mesmo em silêncio. Em todas elas, o que sempre se vê é a marca registrada do Grupo: a precisão nos gestos, manipulando os bonecos sem uso de fios ou varetas, fazendo tudo pa- recer muito simples.

O espetáculo “Em concerto”, criado especialmente para adultos e com duração de aproximadamente uma hora, é o carro-chefe. Em cartaz desde 1994, já foi visto por mais de 100 mil pessoas, apenas em Paraty.

Com um fundo escuro mas sem esconder os atores, e sem palavras mas com uma trilha sonora especial, a representação impressiona pela precisão, a sutileza e a maneira como os atores contracenam e movimentam os bonecos – que mais parecem de carne e osso – dando-lhes vida em cenas criadas para emocionar.

A direção e a iluminação dos espetáculos também são da autoria de Marcos Ribas. Sua companheira Rachel, que atuava e confeccionava os bonecos, além de atuar como atriz, veio a falecer em 2012. Porém é como em uma homenagem àquela grande artista que o Teatro de Bonecos de Paraty segue sua trajetória sempre talentosa e criativa.

O Teatro Espaço possui uma lojinha para a venda de livros, camisetas e cartões postais, entre outras pequenas lembranças.

As apresentações começam sempre às 21h e costumam lotar, especialmente aos sábados. Portanto, é conveniente passar no teatro mais cedo para garantir seu ingresso, com a certeza de passar uma noite inesquecível.

  • 21h - 4ª e sábado (espetáculos) / 9h às 19:30h - 2ª a sábado (loja e bilheteria)
  • R$ 40,00 (inteira c/ desconto) / R$ 25,00 (meia entrada)
  • A pé
  • Casaco • Tênis

Informações

Rua Dona Geralda, 327 – Centro Histórico – Paraty
(24) 3371-1575
Site: http://www.ecparaty.org.br
E-mail: ecparaty@ecparaty.org.br

Quer ver mais conteúdos exclusivos? Baixe o aplicativo no seu tablet!

Vai para o topo